16/02/2006

Haiti Department

Um tipo fica lixado!
Já por aqui, na blogosfera, li muitas críticas aos departamentos informáticos das firmas.
Impedem isto, aquilo, tornam inacessíveis determinadas páginas ou programas.
“São tipos horríveis com a mania que controlam os outros. Afinal quem melhor do que eu, para saber se devo ou posso aceder a determinada página ou programa? E a eles, quem os controla?” …

Ora, tudo isto pode em alguns casos ser verdade. Noutros não.
Seguindo o bom senso, desenhei a política de acesso à Internet e de uso dos computadores, para a firma onde trabalho. Não fechei o acesso a praticamente nada, apenas fiz seguir informação sobre o tipo de utilização que se devia dar aos computadores e aquilo que não é permitido. De uma forma geral segui a legislação existente e que regulamenta isto mesmo.

Ontem, o departamento foi chamado: Um computador estava com problemas. Os colegas foram, analisaram e descobriram tratar-se de um novo vírus que não tinha sido detectado pelas nossas defesas e que exigia, para se instalar, a participação activa do utilizador. Ainda que mascarada de falsos avisos.

Entregue um pc de substituição ao utilizador, eis que reclamo para mim a tarefa - que cedo se conclui ser bem árdua - de remoção do dito bicho. O utilizador tem password para iniciar o Windows e as definições do I.E. preparadas para guardar o historial de visitas na Internet por apenas um dia. Foi-lhe perguntado se algo de estranho tinha acontecido. A resposta foi, o típico “não, não percebo… ficou assim de repente… ainda nem tinha ligado a Internet”.

Bem… instalo o pc à minha frente e sabendo o nome do dito vírus, resolvo em primeiro lugar, procurar por informação recente no google. Escrevo no browser (o utilizador não tem a página nos “favoritos”): www.goog...
Quando olho para a barra de endereços, esta dá-me a informação: Afinal já se tinha ligado à Internet! Afinal já se tinha feito uma ou várias buscas, que o assunto é vasto…Mandei cópia do ecran para o meu mail, pois julguei interessante partilhar.

Está aqui.

E agora digam lá… os tipos da informática não são uns chatos?
E já agora, depois daquelas buscas todas, a última era mesmo necessária? Ou não será só o computador que está infectado de doenças estranhas e modernas?

Bem, um dia e meio depois o problema está resolvido. O utilizador está aborrecido, porque ficar este tempo todo sem o SEU pc é muito desagradável.
Desculpa lá, ò asiático!

10 comentários:

maria disse...

Miguel, os pc comparados com os telemóveis são uns meninos...ai são, são...
Beijo

Anónimo disse...

sem comentários. :P :P :P

Anónimo disse...

onde é que já ouvi isto???? talvez lá em casa!!!
julgo ser esta a resposta às minhas quadras populares.....
mas realmente os informaticos não sei se não serão um bocadinho chatos.... não são nada são só um pouco do outro mundo ....
para a proxima .
SOLUÇÃO: VENDE CÓPIA DO CATALOGO!!!!!!!!! E BEM CARA!! NÃO SEJAS LORPA.
BJS

alyia disse...

Tu tens cá um mau feitio... o rapaz só estava a treinar as capacidades de pesquisa, mas isso foi num outro dia qualquer, os pc's são todos uns idiotas que se enganam e dão informações falsas aos srs controladores das empresas. Ora francamente o que tens tu contra o asiático??!!
:P

CS disse...

Tal como os IP, as pesquisas no google são dinâmicas, pelo menos é o que diz uma amiga minha. Sabe Deus a origem dessa...

Margarida Atheling disse...

:)
Tadinho do senhor! Não tinha feito nada!!!
Bem apanhado, hein?!

Anónimo disse...

O sexo é vasto, variado e sempre alvo de curiosidade. Até custa descobrir que os outros também o são...

Sara Veiga disse...

Compreendo perfeitamente a angústia, a minha cara-metade conta histórias semelhantes dia sim, dia não... AS pessoas tendem realmente a abusar dos pcs, achandp q os podem expor a todos os perigos... E quem se lixa, normalmente, é quem tem de perder tempo a descobrir como os arranjar...
É preciso ter paciência.
Saudações.

izzolda disse...

Como em tudo e em todas as áreas, é impossível generalizar e meter tudo no mesmo saco! Nem todos os técnicos são abusadores da posição dominante, nem todos os utilizadores são prevaricadores - que são os princípios donde se parte :)

Anónimo disse...

....lol...pois é ...não se protegeu apanhou um vírus..rsss....o man é básico, nunca se chama o IT sem apagar os históricos :P eheheh, bem apanhado! ;)