23/03/2006

I Love this game!

No futebol como na vida, quero em primeiro lugar vibrar com o jogo. Quero usufruir cada momento, festejar o golo marcado, doer-me com o sofrido. Mas intensamente. Sem protecções, sem fazer de conta. Quero, obviamente ganhar, mas o que nunca quero é jogar sem acreditar na vitória. Quero que a seguir a cada golo, a bola vá de novo ao centro para que o jogo recomece. Quero jogar bem, para ser mais um a elevar a qualidade do espectáculo, para fazer com que os adeptos acreditem no jogo deles.


Mas nesta ao contrário de naquele, o treino é o jogo em si. Aprendemos hoje, que nesta circunstância esta estratégia resulta mas aquela não, que aqui devemos arriscar e ali privilegiar o conjunto...
Fundamentalmente, na vida acreditamos que é campeão quem fez o seu melhor, tentou, lutou…acreditamos que existem muitos campeões. Queremos que outros sejam campeões connosco porque todos juntos teremos mais pontos, faremos muito mais atractivo o campeonato.

E os árbitros, aqueles que deviam servir para que tivéssemos as condições para só pensarmos no jogo, sem injustiças e que muito acabam por falhar? No futebol, como na vida, devemos tentar que sejam bons. Que tenham todas as condições para o seu trabalho. As instituições não deveriam influenciar o jogo, mas criar as condições para que todos tivessem igualdade de oportunidades e tratamento.
Os árbitros, como por exemplo os Governos devem abster-se de fabricar os resultados…Devem tudo fazer para que todos joguem e acreditem nas regras. E nós não podemos alhear-nos da sua escolha, da avaliação do seu trabalho e de permanentemente mostrar que estamos atentos.


O que não podemos, é distrair-nos do jogo, ficando apenas na crítica fácil, que nos desculpabiliza, sem apontar alternativa.
Foi mau? Faremos com que amanhã seja melhor. Perdemos hoje? – Ganharemos amanhã.

Mas venha o jogo…Que soe o apito e role a bola… Quero jogar!

15 comentários:

maria disse...

Eu também acho que se deve jogar sempre a acreditar na vitória, e também quero vibrar com o jogo usufruir cada momento, rir com os bons resultados, chorar com os maus...saber que umas vezes se perde, outras se ganha, mas que lutamos até ao fim, que demos o litro e comemos a relva. No futebol. E na vida. Principalmente na nossa.

teresa.com disse...

não sou muito dada ao futebol, mas caramba, admiro o entusiasmo! ( e ainda bem que é sadio!)

CS disse...

Não sei por quê, mas dá-me ideia que há aí alguma animação extra associada ao jogo de futebol de ontem à noite, não?

Avó do Miau disse...

AH AH AH AH
Um excelente texto Miguel!
Beijinhos,
Daniela Mann

Miguel disse...

Maria Pedro: A relação com o jogo de ontem realmente existe. Mas.. tens a certeza que se fosse este a condiconar o estado de espirito do post, o termo "animação" teria aqui lugar?
Como dizia o outro, "que se lixe a taça"

deep disse...

Gostei da tua alegoria... sobretudo da garra, da força, da determinação que dela emana.
Beijos

Wakewinha disse...

Infelizmente nem todos têm o fair play tão aguçado quanto o teu... =/
Beijito*

[ Daqui a poucas horas começa o maior holocausto de todos os tempos: age!]

Anónimo disse...

Lá está: deviamos ser todos neutros, imparciais, centrais, não dar hipóteses de injjustiças sejam elas praticadas nos jogos de futebol ou na forma de agir de governos...

Sukie disse...

o comentário anterior é de: moonj_rita

izzolda disse...

Só a jogar é que se aprende...de preferência, com grande fair-play e sabendo conhecer e aceitar as nossas limitações e pontos fortes :) Bom FDS****

Anónimo disse...

todos vamos sendo jogadores, árbitros e claque em todos os jogos. :)

um beijo a ti Miguel e outro para a Leonor *

bom fim-de-semana *

Anónimo disse...

"uma grande caminhada começa com um pequeno passo" . Lao Tsé ...( não tem nada a propósito do post e se calhar até tem...mas a esta hora não dá pra mais ) beijinhos

Mónica Lice disse...

Gosto de futebol, mas q.b....:))

Abraço!

Margarida Atheling disse...

Bom ler este post...! :)

Beijinhos!

hala_kazam disse...

o jogo nunca para...podemos sempre melhorar a táctica...
:)

*beijos*